Examinando movimentações por centros de custo/lucro
Além dos extratos por centros de custo/lucro, você
também pode visualizar os lançamentos agrupados e totalizados por centro de custo/lucro
num dado período das previsões. Para isto, clique no menu “Relatórios” e em “Movimentações
por centro de custo/lucro”. Na janela de seleção de critérios, informe o período
a ser considerado e escolha o critério que lhe interessar. Caso não selecione critério algum nem centros de custo/lucro,
todos os lançamentos que possuam informação de centro de custo/lucro serão exibidos
e agrupados. Observe que os lançamentos exibidos neste relatório são apenas aqueles
que contêm informação de centro de custo/lucro, diferentemente dos extratos que
listam também os que não possuem esta informação (a menos que você selecione explicitamente
todos os centros de custo/lucro antes de extrair o extrato). Veja abaixo a janela
de seleção de critérios e, a seguir, um exemplo do relatório de movimentações por
centro de custo/lucro.
Na janela acima, dois centros de custo/lucro estão
selecionados e está marcada a opção para exibir seus subitens. Repare, no canto
superior direito da janela, o botão de inverter seleção. Ele pode ser usado para
desmarcar os itens selecionados e selecionar os que não estão selecionados. Isto
é útil quando se quer selecionar todos os itens exceto alguns poucos.
Abaixo, veja um exemplo de relatório gerado a partir
da seleção acima:
No relatório acima, os centros de custo/lucro são exibidos
na forma de uma estrutura de árvore. Cada centro tem o seu nome exibido em negrito
na coluna “Histórico” e uma indicação do seu nível hierárquico na coluna “Receita/Despesa”.
Os lançamentos feitos diretamente no centro aparecem após o seu nome.
Abaixo dos lançamentos, é exibido um total parcial, que corresponde à somatória
dos lançamentos feitos no centro. Em seguida, aparecem o total dos lançamentos feitos
nos subitens do centro (quando houver) e um total, que corresponde à soma dos lançamentos
no centro e dos lançamentos nos seus subitens. Na seqüência da estrutura de árvore
são exibidos os subitens do centro com seus respectivos lançamentos e totalizações.
Ao final do relatório, temos um total geral do que foi apresentado. Os totais são
apresentados sempre em duas colunas: “Entradas” e “Saídas” e o acumulado vai sendo
apresentado na coluna mais à direita.
Veja a seguir, como criar documentos de orçamento em:
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